GOVERNO DO
DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
COORDENADORIA
REGIONAL DE ENSINO DE TAGUATINGA
CENTRO DE
ENSINO FUNDAMENTAL 17 DE TAGUATINGA
Aluno (a):..........................................................................
7º ano ................ Prof.ª Adriana Teixeira
Linha do Tempo –
História da Arte/7º ANO – 1º Bimestre/2015
Ø a.C.
|
·
Pré-História ( 5.000.000 anos a.C à
4.000 a.C): Arte
Rupestre (Paleolítica e Neolítica)
·
Idade Antiga (4.000 anos a.C à 476
d.C) : Arte
Egípcia, Arte Grega e Arte Romana
|
Ø d.C.
|
·
Idade Moderna (Século XV a Século
XVIII): Renascimento, Barroco, Maneirismo e Rococó
·
Idade Contemporânea (Século XVIII
até os dias atuais): Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo,
Pós-Impressionismo, Expressionismo, Fovismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo,
Abstracionismo, Concretismo, Surrealismo, Pop Art, Op Art, Graffiti, Arte
Naif, Interferência, Instalação. Arte Brasileira.
|
Toda vez que abrimos um livro de História ou
começamos um assunto novo na História, nos deparamos com a divisão dos tempos
históricos. Em resumo, são cinco os períodos que os livros e professores nos
apresentam: Pré-História, Antiguidade,
Idade Média, Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Antes de pensarmos um
pouquinho mais sobre essa divisão, vamos citar brevemente quais os fatos
centrais e características que cada um desses períodos apresenta.
A Pré-História
começa no aparecimento dos primeiros seres humanos na Terra, até 4000 anos
antes de Cristo, quando temos a invenção
da escrita. Nesse tempo, observamos intensamente a relação dos homens com a
natureza, a realização das primeiras invenções, a criação de ferramentas e
outros aparatos que viabilizaram a vida humana na Terra e, mais tarde,
possibilitaram o surgimento das primeiras comunidades humanas.
Chegando à Antiguidade ou Idade Antiga,
que vai de 4000 antes de Cristo até o ano de 476 depois de Cristo, observou a
formação de uma série de civilizações. Egípcios,
sumérios, mesopotâmios, gregos e romanos são os povos estudados com maior
frequência. Apesar da enorme distância temporal em relação aos dias de hoje,
podemos ver na Antiguidade a concepção de várias práticas, valores e
tecnologias que ainda têm importância para diversos povos de agora.
Situada entre os anos de 476 e 1453, a Idade Média compreende um período de
aproximadamente mil anos. Na parte ocidental do mundo, costumamos olhar
atentamente para a Europa Ocidental. Esse lugar foi tomado pelos valores da
religião cristã, que se torna uma das mais importantes crenças de todo o
planeta. Mesmo tendo muito poder e autoridade, a Igreja não tinha poder
absoluto nesses tempos. As artes, a literatura e a filosofia tiveram um espaço
muito rico e interessante nessa época da história.
A Idade
Moderna fica datada entre os anos de 1453 e 1789. Nesse tempo, diversas
nações europeias passam a encontrar, dominar e explorar várias regiões da
América e da África. A tecnologia desenvolvida nesse tempo permitiu reduzir
distâncias e mostrar ao homem europeu que o mundo era bem maior do que ele
imaginava. As monarquias chegaram ao seu auge e também encararam sua queda
nesse mesmo período. Com a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, novos padrões
políticos apareceram.
A Idade
Contemporânea, que vai de 1789 até os dias de hoje, é um período histórico
bastante curto, mas ainda assim marcado por muitos acontecimentos. As
distâncias e relações humanas, em parte graças à Revolução Industrial
desenvolvida no século XVIII, se tornam ainda menores. O desenvolvimento do
sistema capitalista permite a exploração de outras parcelas do mundo e motiva
terríveis guerras. Chegando ao século XX, a grande renovação das tecnologias
permite que pessoas, nações e ideias se relacionem de uma forma nunca antes
vista.
O que é Arte?
Quando observamos à nossa volta,
notamos que estamos cercados por uma série de objetos, seja na casa, no
trabalho, nas ruas, na sala de aula, nos mais diversos lugares. Se verificarmos
esses objetos, notaremos que todos foram feitos com uma única finalidade:
facilitar a vida do homem.
Essa capacidade de criar
instrumentos e aperfeiçoá-los foi o que garantiu ao homem sua permanecia na
face da terra e o seu poder de dominar e transformar a natureza.
Na verdade, é essa força criadora
que difere o homem dos demais animais existentes. Todos os outros animais se
alimentam, mas só o homem planta seu próprio alimento, cozinha-o, inventa facas
e garfos e colheres para facilitar seu consumo. Todos os animais necessitam de
água, mas só o homem a armazena, trata-a, inventa copos e garrafas e potes para
melhor acondicioná-las. Enfim, só o homem é criativo, inventivo e imaginativo.
Você deve estar se perguntando o que
à arte tem a ver com isso. Pois eu digo que tudo. O homem também é o único
animal capaz de se expressar por meio da arte. Só o homem faz arte. Graças a sua capacidade de imaginar, o
homem pode abstrair intelectualmente tudo que o cerca, criar seus próprios
conceitos a respeito desse todo (mesmo que por partes) e materializá-lo,
expressando-o a partir de suas próprias emoções e sensações, da maneira que sua
criatividade e inventividade lhe possibilitarem.
A
arte é uma forma de o ser humano
expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores
estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada
através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no
cinema, na dança, entre outras.
Após
seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um
importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da
arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo,
a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela
funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que
sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas
pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém
o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas,
também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema
e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes
culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa
pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com
sua percepção de arte.
As principais linguagens artísticas são:
ü ARTES
VISUAIS OU PLÁSTICAS: As artes
que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação
costumam ser chamadas de Artes Visuais. Consideram-se artes visuais as
seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia. Além dessas, são
consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura,
o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.
ü ARTES
CÊNICAS OU TEATRO: O Teatro é uma
arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou
atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como
objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
ü MÚSICA: Música
é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No
sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido
restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e
esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de
instrumentos musicais.
ü DANÇA: é a
arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados,
em geral ao som de música.
Além destas quatro linguagens
artísticas descritas acima, ainda temos o CIRCO
que é uma expressão artística,
parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos
espectadores. Dentro de um espetáculo circense temos as quatro linguagens artísticas
envolvidas. No circo temos música, temos a dança das malabaristas, o teatro e o
jogo cênico dos palhaços, como também toda sua beleza visual colorida.
Arte no Egito
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As artes no Egito
Antigo estavam muito relacionadas com a vida religiosa. A maioria das estátuas,
pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou
indiretamente, aos temas religiosos.
Ela surgiu aproximadamente em 3000 a.C
em função da crença que o povo tinha na vida após a morte.
Pintura Egípcia: Grande
parte das pinturas era feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam
a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas
da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram
mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva
(imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em
escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por
desenhos).
As tintas eram obtidas
na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc). As leis do Egito antigo eram rigorosas e não
podiam se mudadas: Nas pinturas, o homem tinha que ser maior que a mulher e
ainda ter a pele mais escura. Um patrão também tinha que ser maior que seus
empregados, e os trabalhos não podiam ser assinados. Essas regras prevaleceram
por cerca de 3000 anos.
Escultura Egípcia: Nas tumbas de diversos faraós
foram encontradas diversas esculturas do ouro. Os artistas egípcios conheciam
muito bem as técnicas de trabalho artístico em ouro. Faziam estatuetas
representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia. O ouro também era
utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto
da múmia.
Arquitetura Egípcia: Os egípcios desenvolveram
vários conhecimentos matemáticos. Com isso, conseguiram erguer obras que
sobrevivem até os dias de hoje. Templos, palácios e pirâmides foram construídos
em homenagem aos deuses e aos faraós. Eram grandiosos e imponentes, pois deviam
mostrar todo poder do faraó. Eram construídos com blocos de pedra,
utilizando-se mão-de-obra escrava para o trabalho pesado.
Arte
Greco-Romana
Os gregos antigos se
destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de
arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. Os
artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano
grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e
mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram
erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Arquitetura Grega: Um dos templos gregos mais
conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da
cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo
era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo
seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
A arquitetura grega antiga pode
ser dividida em três estilos:
1 – Dórico - estilo com
poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
2 – Jônico - este estilo
transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas
colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base
circular.
3 – Coríntio - pouco
utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes.
Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
![http://images.clipartlogo.com/files/ss/original/122/122841487/stylized-greek-columns.jpg](file:///C:/Users/Adriana/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image006.jpg)
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Exemplos de construções da Grécia Antiga: Estátua de Zeus em
Olímpia, Partenon de Atenas, Colosso de Rodes, Tempo de Ártemis em Éfeso, Farol de Alexandria.
Pintura Grega: A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga.
Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião,
mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor
preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes
artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.
Escultura Grega: As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os
escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando
recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são
observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa,
principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e
atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram
abordadas pelos escultores gregos.
Influência na arte romana: Quando dominaram a Grécia, os romanos
ficaram tão admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estilo
artístico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras
arquitetônicas romanas para percebermos as semelhanças.
Arte
Medieval – Idade Média
Com a conversão de boa parte da Europa ao Cristianismo, a partir do
século 4, a honorável arte clássica, tida como pagã, foi abandonada com a
vitória da nova crença pregada pelos Apóstolos de Jesus. Muitos
dos templos religiosos e prédios públicos dos romanos e dos gregos foram
destruídos, abandonados ou reaproveitados pelos cristãos.
Durante a idade medieval (séculos V-XIV) a arte se caracterizou pela integração da pintura, escultura e arquitetura. Nesse período, a igreja católica exerceu forte controles obre a produção científica e cultural concretizando uma ligação entre a produção artística com o cristianismo. Isto proporcionou a predominância dos temas religiosos nas artes plásticas, na literatura, na música, na arquitetura e no teatro. O imaginário dessa época esteve sempre voltado
para
o teocentrismo (Deus como centro de tudo).
As artes que mais se destacaram na
Idade Média foram as artes plásticas: arquitetura, pintura e escultura. Suas
principais realizações foram as igrejas, podendo-se distinguir, nelas, TRÊS
estilos básicos: BIZANTINO, ROMÂNICO E
GÓTICO.
·
ARTE BIZANTINA
Quase sempre estreitamente vinculada à
religião cristã, a Arte Bizantina buscava
exprimir a importância do lado espiritual sobre o material.
Ao contrário da arte cristã primitiva, que
era popular e simples, a arte depois da oficialização
do cristianismo assume um caráter majestoso, que exprime poder e
riqueza. A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado,
representante de Deus e com poderes temporais e espirituais.
Uma série de
regras foi estabelecida dentro da
Arte Bizantina, tais como: A frontalidade
- que é a postura rígida da figura que leva o observador a uma atitude de
respeito e veneração pelo personagem representado. Quando o artista reproduz
ele mostra respeito pelo observador, que vê nos soberanos e nos personagens
sagrados seus senhores e protetores. Além da frontalidade, outras regras também
foram estabelecidas.
Outra regra foi representar os personagens oficiais da mesma forma que os personagens sagrados eram
retratados, trocando entre si seus elementos caracterizadores. Assim a
representação de personalidades oficiais sugeria que se tratava de personagem
sagradas.
Mosaico: O mosaico consiste na colocação, lado a lado, de
pequenos pedaços de pedras de cores diferentes sobre uma superfície de gesso ou
argamassa. Essas pedrinhas coloridas são dispostas de acordo com um desenho previamente
determinado. A seguir, a superfície recebe uma solução de cal, areia e
óleo que preenche os espaços vazios, aderindo melhor os pedacinhos de pedra.
Foi com os bizantinos que o mosaico atingiu sua mais perfeita realização. As
figuras rígidas e a pompa da arte de Bizâncio fizeram do mosaico a forma de
expressão artística preferida pelo
Império Romano do Oriente. Assim, as
paredes e as abóbadas das igrejas, recobertas de mosaicos de cores intensas.
Ícones Bizantinos: Além dos trabalhos em mosaicos, os
artistas bizantinos criaram os ícones, uma nova forma de expressão artística na
pintura. A palavra ícone significa:
imagem. Como trabalho artístico, os ícones são quadros que representam
figuras sagradas. Em geral são bastante luxuosos. Os artistas que pintavam os
ícones eram chamados de Iconográficos. Nos ícones todos os corpos são
representados altos e longilíneos, desprovidos de todo volume, o que é
proporcionado pela ampla roupagem que oculta qualquer aparência sexual.
As Formas dos Ícones: as
figuras eram estilizadas, e as paisagens, minimalistas, isto é, com poucos
elementos. O artista desenhava o contorno da figura, as formas com roupas e os
acessórios e finalmente o rosto. A cabeça dos ícones simbolizava sabedoria, por
isso era pintada em tamanho maior em relação à proporção do corpo. As figuras
femininas tinham um manto sobre a cabeça, cobrindo os cabelos, enquanto os
santos e Cristo tinham uma auréola em pedras preciosas. O olhar do ícone
deveria estar sempre voltado ao espectador, mesmo que a cabeça estivesse
inclinada. Os rostos em perfil eram feitos para as figuras consideradas sem
santidade.
As Cores dos Ícones: A
simbologia dos ícones era obtida pelo uso das cores. As figuras chapadas não
tinham sombras nem volumes. As cores permitidas eram: dourado, branco, preto, vermelho, roxo, verde e marrom. O dourado e
o azul eram as cores de Deus. O vermelho simbolizava a proximidade
terrena. O roxo era associado ao imperador e aparecia também nas roupas
de Cristo. O verde tinha o sentido
da renovação do espírito. E o
marrom, utilizado para a pele, lembrava a
terra e a humildade.
·
ARTE ROMÂNICA
A arte românica foi a arte cristã do
Ocidente europeu desenvolvida entre os séculos XI e XII. Ela marcou a ruptura
com o período clássico da Era Greco-Romana e serviu como ponte para o estilo
seguinte, quando então evoluiu para formas arquitetônicas ditas góticas ou
ogivais.
A planta de uma igreja do
estilo românico é a mesma da basílica cristã primitiva, dominada pelo
horizontalismo; os materiais eram a pedra e o tijolo; criou-se a abóbada, que é
uma construção em arco, ara evitar os numerosos
incêndios, sendo que o teto de madeira foi substituído pela abóbada de origem
bizantina, exigindo paredes espessas para sustentá-la.
Características plásticas: sobriedade, resistência,
repetição de elementos construtivos (janelas e colunas geminadas), interior
pesado e escuro. Na temática decorativa utilizavam-se tanto as linhas gregas,
losangos, pontas de diamante, como esculturas de animais e monstros assustadores
(gárgulas).
![https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEqZKfMHbpRRnSt5Vy4ZnsY0L-sWs3NhjPOV96qJKsdrmpTKscoq0Wm31_E6kbC0rNaotz4GmUHsHEYkN5INc2T38lHrPtkXc0-uxRJX36guuz0Foav18MIgyla3_x9L74lXtq9uqlK90/s1600/Ab%C3%B3bada+de+Ber%C3%A7o+%E2%80%93+Ab%C3%B3bada+de+Aresta.jpg](file:///C:/Users/Adriana/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image010.jpg)
Características gerais do estilo românico:
1 – substituição do teto de madeira por abóbadas.
2 – grande espessura das paredes, poucas janelas.
3 – consolidação das paredes por contrafortes ou gigantes para dar sustentação ao prédio.
4 – consolidação dos arcos por meio de arquivoltas.
Arquivolta é um elemento
arquitetônico decorativo utilizado em conjunto (várias arquivoltas) a
emoldurar uma abertura em arco
referindo-se geralmente à sua aplicação em portais
de entrada de igrejas ou catedrais em estilo
românico ou gótico.
·
ARTE GÓTICA
Com o
fim da era feudal na Europa, no século XII ocorreu o êxodo rural, as pessoas
migraram do campo para a cidade em função do ressurgimento do comércio. Assim,
o centro de tudo passou a ser as cidades, inclusive o centro da arte. A arte
que começou a surgir a partir desse período foi chamada de gótica, pois sua
aparência era considerada bárbara.
No estilo
gótico, as estruturas das construções são mais leves, formadas por vãos mais
amplos, cujo objetivo é conseguir uma maior luminosidade no interior das
edificações, auxiliada pela utilização de janelas delicadamente trabalhadas e
de vitrais em forma de rosáceas.
As
características da arte gótica são:
- Na arquitetura: Vários portais nas
construções, ao invés de apenas um como na arte romântica; o uso da abóbada de
nervuras; o uso do arco ogival e os pilares de apoio, que faziam com que as
paredes pudessem ser mais finas; e o surgimento dos vitrais coloridos,
filtrando a luz externa.
- Na pintura: a procura do realismo na
representação dos seres que compunham a obra; a impressão de movimento de
figuras como anjos e santos; a identificação da figura dos santos com os seres
humanos de aparência comum.
- Na escultura: o registro de aspectos da
vida humana que as pessoas mais valorizavam na época; a tendência naturalista;
o baixo-relevo; e a concepção da figura isolada, sem o suporte de colunas.
![http://www.beatrix.pro.br/imagens/arcobotante.jpg](file:///C:/Users/Adriana/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image012.jpg)
![http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Spetsb%C3%A5ge.png](file:///C:/Users/Adriana/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image014.jpg)
![http://publicdomainvectors.org/photos/Angelo_Gemmi_rose_window_2.png](file:///C:/Users/Adriana/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image016.png)
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